IMAGEM DE CAPA - BLOG
Dicas simples (e inusitadas) para cuidar das suas plantas

Dicas simples (e inusitadas) para cuidar das suas plantas

1. Hidrate suas plantas com água gaseificada

Você sabia que os minerais da água gaseificada ajudam a planta a crescer? Isso ocorre porque ela é um líquido cheio de carbono e nutrientes importantes que são essenciais para o crescimento de uma planta. Experimente regar algumas plantas com água gaseificada e espere para vê-las florescer. 

 

2. Coloque suas plantas na neblina da manhã

Crie o hábito de tirar as plantas que ficam dentro de casa e colocá-las para tomar a neblina da manhã. As gotículas de água no ar irão hidratar e umidificá-las, mantendo-as frescas o dia todo.

 

3. Dê chá para as suas plantas

Tire um dia da semana para dar um chá para as suas samambaias, gardênias e outras plantas que adorem ácidos. Troque a água por um chá na hora de regá-las: você pode fazer uma infusão de casca de frutas cítricas (limão, laranja e/ou abacaxi). Espere esfriar e deixe suas plantinhas felizes!

 

4. Use pedras de gelo no lugar da água

Já pensou em ao invés de regar diretamente as plantas com água, colocar alguns cubos de gelo ao redor do solo? O gelo derreterá lentamente e liberará água uniformemente nas raízes, garantindo que a água não se acumule na terra ou no prato do vaso. Essa dica é excelente para a época em que o mosquito da dengue começa a aparecer novamente!

 

5. Faça suas plantas brilharem

Quer saber de um truque inusitado para deixar as folhas da sua planta brilhando mais que o sol? Basta esfregar uma pequena quantidade de maionese nas folhas com uma toalha de papel. Desta maneira, as plantas ficam hidratadas e protegidas contra a poeira que gruda e empobrece a beleza das folhas.

 

6. Coloque menos água

Está em dúvida sobre a quantidade de água de que sua planta precisa? Aqui vai a regra simples: quanto mais grossas forem as folhas, coloque menos água. Quanto mais finas forem, coloque mais água. É isso!

 

7. Saiba quando mudá-las de vaso

Se suas plantas estão com muitas folhas novas, você vê as raízes saindo pelos buracos embaixo do vaso e o solo seca muito rápido, é porque elas estão querendo um novo vasinho. 

 

8. Use mousepads ou porta-copos com as suculentas

Não coloque os vasinhos das suas suculentas diretamente na mesa, pois o vaso pode arranhar a superfície ou causar danos quando você regá-las. Use um mousepad, porta-copos ou faça quadradinhos de e.v.a para proteger. 

 

9. Faça suas plantas terem água por mais tempo

Se você notar que os vasos das suas plantas secam muito rápido, mesmo depois de regar, use esse truque: molhe uma esponja com água e coloque abaixo da terra quando for replantá-las em outro vaso. Toda vez que você regar, a esponja absorverá água e manterá sua planta sempre hidratada.

 

10. Encontre um lugar com a luz certa

A luz ajuda suas plantas a crescerem, por isso ela tem um papel tão importante. Quando for decidir o local onde deixará o vaso, tenha em mente que cada uma requer uma quantidade diferente de luz solar (algumas precisam de mais, outras de menos). Para saber do que sua planta precisa, converse com o vendedor, leia a etiqueta da planta (se tiver instruções) ou faça uma pesquisa sobre como cuidar dela. 

 

E aí, curtiu as dicas? Topa não deixar mais as plantinhas morrerem e ter uma casa mais bem energizada e verde?


Postagens Relacionadas

O que são vinhos biodinâmicos?

O que são vinhos biodinâmicos?

As práticas sustentáveis têm ganhado força no Brasil e no mundo. No universo vinícola não é diferente: a agricultura cria uma geração de consumidores conscientes, que busca cada vez mais aliar seu bem-estar ao cuidado com o meio ambiente.

Ler mais
Alternativas sustentáveis ao absorvente descartável

Alternativas sustentáveis ao absorvente descartável

Uma única mulher tem cerca de 450 ciclos menstruais ao longo da vida. Isso resulta em 12.000 absorventes, o equivalente à 180 kg de lixo, que leva 500 anos pra se decompor. O que fazer? Confira!

Ler mais
Dicas simples (e inusitadas) para cuidar das suas plantas

Dicas simples (e inusitadas) para cuidar das suas plantas

Você é praticamente um jardineiro do lar? Enche sua casa de vasinhos, mas sempre acaba se decepcionando quando uma ou outra não sobrevive? OPA! Anote estas dicas simples (e algumas inusitadas) e acompanhe o crescimento das suas plantinhas <3.

Ler mais