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Como driblar a vontade de comer doces?

Como driblar a vontade de comer doces?

Quando começamos uma dieta ou a desenvolver hábitos alimentares mais saudáveis, logo pensamos no quão difícil será a redução do açúcar no dia a dia.  Entretanto, não se pode colocar a culpa em tudo o que é doce, afinal, o açúcar natural das frutas não pode ser comparado ao branco refinado e processado. Dessa forma, na hora de pensar em “driblar” a vontade de uma sobremesa, deve-se fazer boas escolhas e não deixar de atender às vontades do seu organismo. Por isso, aqui vão 10 dicas para escolher melhor e, ao final, ainda deixamos a receita do melhor adoçante natural do mundo, confere só:

1. Beba água

Muitas vezes sentimos vontade de comer algo por pura ansiedade. Beba um bom copo d’água e, depois de alguns minutos, você saberá se realmente precisa do docinho. 

2. Aposte nos alimentos ricos em triptofano

O triptofano é uma substância que age na produção de seratonina, ajudando a reduzir o estresse, a ansiedade e, consequentemente, a vontade de ingerir açúcar. Exemplos de alimentos ricos em triptofano são: aveia, banana, maçã, canela, grãos em geral (integrais) e castanha-do-pará.

3. Pratique exercícios físicos

Olha lá a dica clichê mais importante dessa matéria! Substâncias liberadas pelo exercício físico dão a sensação de prazer e bem-estar, similares ao consumo de doces.

4. Coma frutas

Além de serem doces, têm vitaminas, minerais e fibras que são benéficas à saúde. Se quiser uma sobremesa saudável, opte por maçã, banana ou pera cozidas no micro-ondas com cravo e canela.

5. Não fique sem comer

Pular refeições e ficar sem comer por longos períodos são atitudes que vão te deixar faminto, o que fará você pegar qualquer coisa que ver pela frente e fazer péssimas escolhas. Jejum é um dos principais gatilhos para a compulsão por doces!

6. Evite estresse e ansiedade

Medite, faça ioga, vá ao parque, faça caminhadas, leia um bom livro, assista a sua série preferida, enfim, todos os dias faça coisas que você sabe que te relaxam de alguma forma, assim não é preciso descontar no açúcar.

7. Coma frutas secas

Você precisa de um doce depois do almoço? Coma uvas passas, damasco, tâmara, banana passa, ameixa seca... Todos são saudáveis e vão acabar com a vontade do docinho depois do salgado!

8. Modere nos carboidratos simples

Já ficou com aquela sensação de que quanto mais você come, mais você quer comer? Pães e massas liberam insulina no sangue, fazendo com que a região do cérebro responsável pelo apetite seja ativada.  Prefira os carboidratos integrais.

9. Escove os dentes

Faça isto logo após as refeições, antes de dar vontade de comer aquele docinho, sabe? Seu corpo se condiciona ao fato de que quando o dente está escovado, você não irá comer mais nada por um período de tempo.

10. Invista em adoçantes naturais e se jogue nas receitas. Dica de hoje: pasta de tâmaras

O melhor adoçante natural do mundo é feito de tâmaras! Essas frutinhas secas, facilmente de serem encontradas em lojas de produtos naturais, são doces na medida certa e você pode fazer uma pasta delas para usar em receitas, adoçar sucos, cafés, chás, passar na torrada, comer com frutas, usar na granola caseira... São infinitas as possibilidades! Além disso, o custo benefício é incomparável com produtos como açúcar de coco, agave, stevia e outros adoçantes “naturais” caríssimos. Receita TOP:

Pasta de Tâmaras 

Ingredientes

1 xícara de tâmaras

1 xícara de água 

Modo de fazer

Deixe as tâmaras de molho em uma xícara de água fria por 12 horas, ou em uma xícara de água quente por 20 minutos. Retire as tâmaras da água (não descarte, pois a água fica docinha e você pode usar para um suco ou vitamina) e coloque-as no liquidificador com ½ xícara de água quente. Bata até virar um creme, passe para um pote de vidro e, quando esfriar, basta armazenar o pote fechado na geladeira (dura até uma semana).

 

E aí, Topa usar alternativas mais saudáveis e ainda satisfazer suas vontades da melhor maneira? 

 


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