IMAGEM DE CAPA - BLOG
Alternativas sustentáveis ao absorvente descartável

Alternativas sustentáveis ao absorvente descartável

Com a incrível e sustentável tendência de se produzir cada vez menos lixo, nos últimos anos várias alternativas para substituir os absorventes comuns vêm surgindo. Por ser feito de plástico, o absorvente leva mais de 100 anos para se decompor, sendo totalmente inviável para o meio ambiente. Por isso, a ideia é substituí-los por opções reutilizáveis, deixando de gastar dinheiro todo mês e protegendo a natureza.

 

O absorvente comum pode ser muito prejudicial para a saúde íntima da mulher, desencadeando problemas como alergias e infecções, principalmente porque mulheres têm a pele e a mucosa mais sensíveis às fragrâncias, corante e materiais sintéticos, que estão na composição da maioria deles. As camadas de plástico e algodão podem prejudicar a ventilação da área e favorecer a proliferação de bactérias. 

 

Você já ouviu falar no coletor menstrual, na calcinha absorvente ou no absorvente de pano? Bem, vamos conhecer cada um deles agora:

 

Calcinha Absorvente

As calcinhas absorventes possuem várias camadas e não causam vazamentos (sim, pode parecer assustador, mas funciona!).  Elas são feitas de tecidos de secagem rápida, à prova d'água, respiráveis e anti-bactérias, que absorvem todo tipo de líquido, como menstruação, suor, escapes leves de bexiga, entre outros.

 

Essa alternativa aguenta a mesma quantidade de sangue que um absorvente interno cheio e, assim como qualquer modelo tradicional do mercado, o número de horas antes da troca vai depender do seu fluxo! O ideal é usar com atenção no início para entender por quantas horas ela funciona para o seu corpo (geralmente 6).

 

E o design? Por serem menos grossas, as calcinhas são confortáveis e não marcam a roupa! Tem até modelo tanga, acredita?

 

Para a lavagaem, não é preciso se preocupar! É só ter aquele cuidado básico que você teria com qualquer peça que adora! Cuidando com carinho as calcinhas vão durar 50 lavagens com toda funcionalidade anti-bacterial (aproximadamente 2 anos).

 

A queridinha é a da “Pantys”, uma marca brasileira com um preço super acessível! Confira o site: (Link: https://www.pantys.com.br)

 

Coletor Menstrual

Também conhecido como “copinho”, o coletor menstrual é um absorvente de uso interno, famosíssimo por ser confortável e de alta durabilidade (até 3 anos!!!).

Ele funciona como um absorvente interno e o encaixe se dá da mesma maneira, podendo ser trocado a cada 8 horas sem deixar cheiro. Já existem várias marcas à venda no mercado e nas farmácias, e custam em média R$ 90,00. Um exemplo de marca é a Fleurity, dá uma olhadinha no perfil deles do Instagram: (Link: https://www.instagram.com/fleuritybrasil)

 

Absorvente de Tecido

Extremamente ecológicos e sustentáveis, os absorventes de tecido também estão sendo muito usados ultimamente. Para lavar, basta utilizar água e sabão! Assim como a calcinha absorvente, ele possui várias camadas e é bem mais confortável que o absorvente de plástico convencional. Uma das marcas mais famosas é a Morada da Floresta, (Link https://www.instagram.com/moradadafloresta_oficial/).

 

Usando absorventes sustentáveis, você economiza e preserva a sua saúde íntima de modo natural e confortável, eliminando o risco de alergias, assaduras e do surgimento de outras doenças. E aí, você Toparia usar um absorvente desses?

 


Postagens Relacionadas

O que são vinhos biodinâmicos?

O que são vinhos biodinâmicos?

As práticas sustentáveis têm ganhado força no Brasil e no mundo. No universo vinícola não é diferente: a agricultura cria uma geração de consumidores conscientes, que busca cada vez mais aliar seu bem-estar ao cuidado com o meio ambiente.

Ler mais
Alternativas sustentáveis ao absorvente descartável

Alternativas sustentáveis ao absorvente descartável

Uma única mulher tem cerca de 450 ciclos menstruais ao longo da vida. Isso resulta em 12.000 absorventes, o equivalente à 180 kg de lixo, que leva 500 anos pra se decompor. O que fazer? Confira!

Ler mais
Dicas simples (e inusitadas) para cuidar das suas plantas

Dicas simples (e inusitadas) para cuidar das suas plantas

Você é praticamente um jardineiro do lar? Enche sua casa de vasinhos, mas sempre acaba se decepcionando quando uma ou outra não sobrevive? OPA! Anote estas dicas simples (e algumas inusitadas) e acompanhe o crescimento das suas plantinhas <3.

Ler mais