IMAGEM DE CAPA - BLOG
A queda de cabelo associada à má alimentação

A queda de cabelo associada à má alimentação

Alimentar-se de modo inadequado faz com que o seu corpo fique deficiente de vitaminas, proteínas e minerais. Essa deficiência provoca vários problemas no seu organismo e reflete, consequentemente, na saúde dos seus cabelos. Perder cabelo é normal - perdemos cerca de 100 fios por dia - entretanto é preciso tomar uma providência quando caem muito mais fios do que nascem! Muitos fatores podem estar envolvidos na queda de cabelo, alguns duram mais tempo, outros menos, mas é inegável que a alimentação é um dos fatores mais importantes que ditam a saúde capilar, por isso é necessário ficar atento a essa possibilidade.

Se o que você ingere é pobre em proteínas, vitaminas e minerais (principalmente se estiver fazendo uma dieta restritiva sem acompanhamento médico), se você tem anemia, usa anticoncepcionais, antidepressivos, remédios emagrecedores ou têm alterações hormonais, seus cabelos podem sofrer as consequências.

Para entender ainda melhor, o ferro, cobre, zinco, iodo, ácido fólico, as proteínas (aminoácidos), vitaminas (biotina, vitamina D, vitaminas do complexo B) e ácidos graxos são nutrientes fundamentais para o crescimento saudável dos nossos fios, pois fazem nosso cabelo crescer forte e com brilho, indicadores da boa saúde capilar. Os minerais exercem um papel importante no metabolismo das proteínas, que são as responsáveis pela formação dos fios. Se faltam minerais, o resultado é um cabelo cada vez mais fino e frágil.

Nesse caso, procurar um dermatologista é a melhor escolha para identificar se a queda de cabelo é mesmo resultado de uma má alimentação e, se de fato for, só ele poderá te indicar o melhor suplemento para as suas necessidades nutricionais.

Ainda assim, comer bem é imprescindível, por isso aqui vai uma lista de alimentos que vão ajudar a fortalecer os seus cabelos, estando eles fracos ou não:

- Carne vermelha: por conta do auto teor de proteínas, o organismo absorve de modo mais eficiente os nutrientes que estimulam o crescimento e o fortalecimento capilar.

- Gengibre: fortalece os fios e previne a queda.

- Cenoura: rica em betacarotenos, é uma excelente escolha para controlar a oleosidade e brilho dos cabelos.

- Grãos: linhaça, quinoa, chia e feijões são ricos em zinco, a vitamina que estimula o crescimento e fortalecimento capilar.

- Iogurte: outro alimento rico em proteínas que te ajudará a ter cabelos mais fortes e que crescem mais rápido.

- Banana: rica em magnésio que atua como proteína que constitui a fibra capilar, protegendo os fios e dando-os elasticidade.

- Peixe: rico em vitamina B3 que estimula a circulação do couro cabeludo e facilita a absorção de nutrientes.

- Castanhas: ricas em vitamina E, as castanhas auxiliam o caminho da circulação sanguínea até o couro cabeludo, ajudando a reduzir a queda de cabelos.

E aí, Topa incluir alimentos mais saudáveis na dieta e ver resultados não só nos cabelos, mas no corpo e na mente?


Postagens Relacionadas

Como driblar a vontade de comer doces?

Como driblar a vontade de comer doces?

Será que isso é possível? OPA, claro que sim! Confira 10 dicas incríveis que te ajudarão nessa difícil missão.

Ler mais
A queda de cabelo associada à má alimentação

A queda de cabelo associada à má alimentação

Todo mundo conhece a famosa frase que diz “você é o que você come”, nesse caso, ela se encaixa perfeitamente: você sabia que ter uma má alimentação pode resultar na queda de cabelo (e logicamente em outros problemas de saúde)?

Ler mais
3 drinks saudáveis com kombucha para o ano novo

3 drinks saudáveis com kombucha para o ano novo

Por fermentar dos chás, a kombucha é muito saudável e rica em probióticos, além de apresentar gostinho de espumante!

Ler mais